A Amazônia no Brasil



Muitas pessoas imaginam a Amazônia como um único rio, mas, na realidade, é uma enorme rede de rios que se estendem para nove países. Antes que os Andes fossem formados, cerca de 15 milhões de anos atrás, o Amazonas fluía para o oeste do Pacífico. Mas, à medida que o choque de placas continentais subia as montanhas, o rio foi cortado do oceano e tornou-se um vasto mar, cercado pelo escudo da Guiana ao leste. Ao longo de milhões de anos, este mar corroeu o antigo escudo de arenito, até que ele finalmente atravessou o Atlântico. Deixou por trás uma vasta filigrana de veias que hoje compõem o sistema do rio Amazonas, povoadas por peixes pré-históricos de respiração aérea e espécies de água doce únicas, como a raia da Amazônia, cujos parentes mais próximos ainda vivem no Pacífico.


A Amazônia contém um terço da água corrente fresca do mundo, cujas cores variam de marrom claro e chá preto para café com leite e água-marinas opacas, aspergidas com golfinhos cegos cor-de-rosa. Mesmo seus afluentes anão os outros rios do mundo: a Madeira, o Tapajós, o Rio Negro e o Tocantins fluem muito mais do que o do Mississippi. Em Santarém, a 800 milhas do interior, o rio se eleva uma distância maior do que Londres a Paris, enquanto a própria boca do rio contém uma ilha do tamanho da Dinamarca.

AMAZONAS


Web página oficial: http://www.amazonas.am.gov.br
bandeira do Amazonas
Bandeira do Amazonas mapa do Amazonas, Brasil
Mapa do Amazonas

Geografia de Manaus

Área: 1.577.820 km2
Cidades importantes: Manaus, Manacapuru, Tefé, Parintins e Itacoatiara
Economia: minerais, ecoturismo, comércio (há uma zona livre de impostos em Manaus), pesca

Clima em Manaus, Amazonas

O Amazonas é o maior Estado brasileiro em território; O Amazonas é maior que a maioria dos países do mundo.

O estado recebeu o mesmo nome que o rio Amazonas. Por sua vez, o rio foi chamado por causa da lenda do Amazonas, uma tribo de mulheres guerreiras que vivia nas florestas que cercam o rio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias do Amapá e Pará no Brasil

Rondônia e Porto Velho - História

História da Amazônia Brasileira