Rondônia e Porto Velho - História


A História de rondonia ao vivo está intimamente relacionada com a História do Acre, e você verá todos esses detalhes no decorrer desse artigo, então vamos nos aventurar nessa incrível história de superação e sucesso.



Durante vários séculos, nem o espanhol nem o português tiveram interesse em explorar uma área tão profunda na selva; apenas os bandeirantes e os jesus visitaram a região, em busca de ouro e indianos.

No século 18, uma fortaleza foi construída no que hoje é Guajará-Mirim; A fortaleza, no entanto, pretendia estabelecer fronteiras, não para desenvolver a região.

Apenas no final do século XIX, com o ciclo da borracha, a área viu algum progresso; No entanto, como a maioria das árvores de borracha se concentravam ainda mais para o norte (onde hoje é Acre, Amazonas e Pará), não se fazia muito em Rondônia.

Estrada de Ferro madeira Mamoré


No início do século XX, a disputa entre Bolívia e Brasil sobre os territórios do Acre teve reflexos em Rondônia. Como parte do Tratado de Petrópolis, que definiu as fronteiras entre os dois países, o Brasil comprometeu-se a construir uma ferrovia entre Santo Antônio do Madeira e Vila Bela, esta perto do rio Mamoré. A Bolívia teria o direito de usar a ferrovia para mover seus produtos para o rio Amazonas e o Oceano Atlântico, reduzindo a distância para a Europa e a costa leste dos EUA.

O caminho-de-ferro tornou-se conhecido como Madeira-Mamoré. Tem 366 km de comprimento, e muitos homens morreram durante a construção (muitos eram estrangeiros, não eram capazes de suportar a malária). No entanto, a economia se beneficiou com os montantes de dinheiro recebidos pelo governo. Uma pequena vila foi construída, para acomodar os trabalhadores da ferrovia; A vila hoje é Porto Velho, capital do Estado.



A ferrovia foi inaugurada em 1912, mas os trens nunca transportaram mais de 10% de sua capacidade total. As operações comerciais foram fechadas em 1972, mas em 1981 uma pequena parte da Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi reaberta, apenas para fins turísticos. Este site (em inglês) conta mais sobre a ferrovia Madeira Mamoré .

O estado recebeu o nome do coronel Cândido Mariano da Silva Rondon, que fundou o Serviço de Proteção da Índia (SPI) em 1910. Rondon era de origem parcialmente indígena e as políticas que ele incorporou no SPI incluíam respeito pelas instituições nativas, garantia de propriedade permanente os indígenas de suas terras, o direito ao uso exclusivo dos recursos naturais em suas terras e a proteção contra mudanças rápidas, uma vez que o contato entre mundos indígenas e "civilizados" havia sido feito. As pressões de contato entre os indígenas e as pessoas que posteriormente invadiram seu mundo (fazendeiros, garimpeiros de ouro, seringueiros, coletores de castanha do Brasil e assim por diante) tornaram a tarefa do SPI muito difícil.




Rondônia se enquadra na mesma zona climática do resto do oeste da Amazônia, com temperaturas médias de 24-26 ° C e 2-3 m de chuva por ano. Os meses mais úmidos são de novembro a abril, os meses de junho e agosto mais secos. Rondônia pode ser sujeita ao fenômeno conhecido como friagem, uma queda repentina de temperatura de cerca de 6 ° C, como resultado da baixa pressão sobre a Bacia Amazônica atraindo o ar polar do Atlântico Sul. O clima frio pode durar uma semana ou mais e ocorre nos meses de inverno. Diz-se que é um efeito de El Niño, os padrões de mudança nas correntes oceânicas no Pacífico no horário de Natal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias do Amapá e Pará no Brasil

História da Amazônia Brasileira