História da Amazônia Brasileira



Em 1943, parte dos territórios dos estados do Amazonas e Mato Grosso foi desmembrada, dando origem ao Território de Guaporé; no Brasil, um Território é um membro da Federação que está subordinado ao governo central; O governo central nomeia os governantes, cobra os impostos e financia os orçamentos dos territórios. Em 1956, o nome do Guaporé foi mudado para o Território de 
Rondônia, um tributo do Marshall Cândido Rondon , o brasileiro que no início do século XX explorava e colocava linhas de telégrafo até a fronteira ocidental do Brasil.

Em 1961, o governo federal terminou a construção da BR-364, uma estrada que integrou Rondônia ao centro do Brasil. Esta estrada deu um grande impulso à economia do Estado; Através desta estrada, milhares de brasileiros poderiam migrar para Rondônia e, mais tarde, exportar sua produção para o resto do país. Leia mais sobre isso na seção Economia de Rondônia .

Acre e Rondônia - Uma História Intimamente Ligada


Em meados do século 19, o que agora é Acre foi uma terra disputada entre o Brasil e a Bolívia. O Tratado de Ayacucho, em 1866, deu o território à Bolívia. No entanto, o início do cíclo da borracha na década de 1880 perturbou esse arranjo porque muitos dos proprietários que estavam exportando borracha do Acre e do Rio Madeira eram brasileiros. Eles ressentiam o fato de que o governo boliviano tinha controle nominal, deveres exigentes, mas havia assinado direitos econômicos sobre os interesses norte-americanos. Muitos Nordestinos também migraram para esta fronteira ocidental no momento em busca da fortuna. Em 1899, os brasileiros se rebelaram. Quatro anos depois, o governo boliviano cedeu o território ao Brasil sob o Tratado de Petrópolis e a empresa americana recebeu uma compensação de US $ 2 milhões. Em 1913, Rio Branco tornou-se cash do novo Território Federal do Acre, que atingiu o estado em 1962.


Acre tem uma população de apenas 500 mil habitantes, mas, como sua terra é muito mais produtiva que a de Rondônia. Na década de 1990, houve uma inundação de migração do sul sem terra de Acre para o seu estado vizinho, e as condições ainda não foram melhoradas. Acre é um pouco mais seco do que Rondônia, com 1,52 m de chuva por ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias do Amapá e Pará no Brasil

Rondônia e Porto Velho - História